Biblioteca Marxista

O núcleo do PSTU de Imperatriz coloca a disposição da militância e do público em geral o acervo – ainda pequeno – de obras para serem consultadas através de empréstimo conforme regulamento e cadastro prévio. Todos os títulos também poderão ser adquiridos entrando em contato conosco.



Mulheres Trabalhadoras e Marxismo  
Discussão sobre gênero e classe sob a perspectiva do marxismo revolucionário de Lênin e Trotsky.


Um reformismo quase sem reformas - Uma critica marxista do governo Lula em defesa da revolução brasileira

O mais novo livro de Valério Arcary possui dez ensaios que foram escritos em diferentes momentos e oportunidades ao longo dos dois governos de Lula. Remetem, apesar de explorarem ângulos distintos, a um tema comum: uma análise crítica do significado do governo Lula desde um ponto de vista revolucionário e internacionalista, ou seja, marxista. O fio condutor de todos os artigos é a compreensão do governo Lula como um governo de conciliação de classes, a serviço do grande capital nacional e internacional. Ao abordar diferentes aspectos da vida econômica, política e social do país ao longo dos últimos oito anos, Arcary demonstra como as pequenas modificações reformistas introduzidas por Lula tiveram, na verdade, como único objetivo a manutenção da propriedade privada e da ordem capitalista.


Guerra do Paraguai - Revolução e Genocídio
Este livro oferece uma análise histórica, ricamente documentada, sobre um dos episódios mais controversos da história da América Latina: a Guerra do Paraguai, ou Guerra da Tríplice Aliança, conflito que envolveu Brasil, Argentina e Uruguai (Triplice Aliança), e o Paraguai, entre os anos de 1864 e 1870. Em um texto leve e ao mesmo tempo profundo, o autor expõe as verdadeiras causas da guerra, localizadas por ele no interesse da Inglaterra em eliminar o inconveniente da existência de um país industrializado e autosuficiente no coração da América Latina, então sua órbita de influência. Em base ao método materialista dialético, são demonstrados os devastadores efeitos da guerra para o Paraguai e seu desenvolvimento futuro, ao mesmo tempo em que a dependência política e econômica dos "vencedores" em relação à Inglaterra também aumentou.


Revoluções do Século XX  
Em Revoluções do século XX, Moreno resgata a tradição marxista da preparação de material didático de qualidade para a formação política, somando-se a isso a análise das revoluções do pós-guerra que Trotski não pôde acompanhar. O leitor interessado encontrará um amplo e sintético quadro que vai da Revolução de Outubro de 1917 às revoluções chinesa e cubana e mais além. Moreno preocupa-se em discutir o método político inerente a cada processo histórico particular sob o prisma do objetivo final da revolução proletária, a instauração do regime leninista. Analisa, assim, a destruição do Estado burguês, a tomada do poder por partidos-exércitos, os governos frente-populistas, a reconstrução do Estado burguês por regimes operários guerrilheiros, sempre por intermédio das lentes fornecidas pelo que há de melhor na tradição leninista.

Os homens do passo certo - o PCB e a esquerda revolucionária no Brasil (1942-1961)   Nesta obra Frederico José Falcão traça as escolhas políticas e as polêmicas internas do PCB no crucial período entre 1942-1961, bem como as respostas desse partido à situação do país no pós-guerra e suas relações no geral conturbadas com o PCUS e o resto da esquerda brasileira. Em uma análise fundamentada em vasta documentação escrita (e também em uma série de entrevistas), o autor localiza as tensões, polêmicas, e divergências desse partido, que chegou a ser o principal da esquerda brasileira, mas que ao final do período do estudo entra em um profundo declínio. Uma reflexão necessária para os novos ativistas da esquerda, para que possam evitar os erros do passado em sua luta por construir um mundo socialista.

A Revolução Traída. Aonde vai a URSS   Ponto mais alto da produção teórica de Leon Trotsky, obra fundamental do pensamento marxista e referência obrigatória para compreender o processo de burocratização da ex-URSS. Hoje, uma ferramenta indispensável para os que pretendem compreender as causas e conseqüências do fim do "socialismo real" na URSS e no leste europeu. Com introdução de Martin Hernández discutindo a mecânica da restauração do capitalismo na ex-URSS a partir dos prognósticos de Trotsky.


Coletânea sobre Organização e Concepção de Partido Lenin, Trotsky e Moreno
Coletânea de textos de importantes dirigentes socialistas sobre a questão do partido revolucionário. Contém as duas versões inéditas em português dos projetos de estatutos para o Partido Operário Social-Democrata Russo, escritas por Lênin e Martov em 1903 que precipitariam a divisão dos revolucionários russos em suas alas bolchevique e menchevique.


Direito de Classe e Revolução Socialista - Piotr Stutchka
"Em sua terceira edção desde 2001, este é um livro dedicado ao estudo do Direito, mas um direito que ousadamente buscou se afrimar na esteira da Revolução Russa de 1917: o Direito da classe trabalhadora que acabava de tomar o poder. O autor, Piotr Stutchka, foi um advogado, mas um advogado totalmente diferente, porquanto antes de tudo um revolucionário socialista. Dedicou-se a teorizar e aplicar os pressupostos deste novo Direito, no calor da luta, justamente com os trabalhadores e trabalhadoras que, naquele conturbado momento histórico, após a tomada do poder, tiveram que construir também um novo conceito (e prática) de justiça: a Justiça de classe.


A Ditadura revolucionária do proletariado
A Ditadura Revolucionária do Proletariado é, talvez, a obra mais polêmica de Moreno. Motivado por um debate com Ernest Mandel, também dirigente da IV Internacional, ele define as características do Estado operário revolucionário, precisando suas tarefas sob o imperialismo e seu papel na transição ao socialismo. Passados trinta anos, a reedição da obra corresponde aos novos desafios teóricos do marxismo: o significado do stalinismo e da restauração capitalista que varreram os ex-Estados operários, cujo poder atingira um terço da humanidade no século 20 e hoje parece superado.


Teoria Marxista Nohuel Moreno
Essa é provavelmente a obra mais importante escrita por Nahuel Moreno, trotskista argentino falecido em 1987. Livro também conhecido como "Morenazo"


A Internacional - Um permanente combate contra o oportunismo e o sectarismo
Nesta obra, Alicia Sagra nos apresenta a história das Internacionais socialistas. Depois de nos dar um breve panorama das três primeiras, se aprofunda no processo de degeneração burocrática da IIIª e na história da IVª.
Descreve a discussão entre os setores oposicionistas, a fundação da IVª em 1938, a crise gerada pela morte de Trotsky, a dispersão das forças que reivindicavam sua herança e a luta para a sua reconstrução sobre suas bases fundacionais.


Documentos Fundacional da IV Internacional
Há exatos 70 anos, reuniam-se delegados de 12 países para aprovar o programa e a fundação de uma nova Internacional, a IV, depois de avaliar a morte definitiva da III devido aos acordos com o nazismo e a traição na Guerra Civil espanhola.
Não era pouca a tarefa: sustentar o fio de continuidade das Internacionais e do programa histórico do marxismo. No entanto, mesmo perseguidos, reprimidos, isolados, os delegados ao Congresso não recuaram, e votaram documentos que são belíssimos testemunhos do método, da moral e do programa revolucionário, como o “Programa de Transição”, as “Teses sobre o papel mundial do imperialismo norte-americano”, a “Saudação aos nossos mártires vivos e nossos heróis mortos”, que se debruçam sobre as grandes questões de então, como a iminente segunda guerra mundial, e sobre as questões permanentes do marxismo, como a luta pela democracia operária e as bandeiras para a mobilização das massas


Teoria da Revolução Permanente Leon Trotsky
Em ‘A revolução permanente’ ,escrito sob a artilharia pesada dos ataques stalinistas, Trotsky resgata o verdadeiro sentido de sua teoria, enriquece-a e expande-a. A teoria da revolução permanente, que em sua formulação inicial era uma teoria específica para a Rússia autocrática e semi-colonial, torna-se, em 1929, uma teoria da revolução socialista mundial.
A revolução espanhola e as tarefas dos comunistas’ analisa a mecânica de classes da revolução espanhola e formula o programa dos revolucionários. Para Trotsky, o jovem e pouco numeroso proletariado espanhol é a única força capaz de cumprir o papel de direção em todo o processo e levá-lo até o fim.


Em Defesa do Marxismo - Leon Trotsky
Este livro é um retrato da última batalha política e teórica travada por Leon Trotsky. Tradicionalmente publicada com o título de ‘Em defesa do marxismo’, esta coletânea reúne cartas e artigos endereçados à direção, à minoria ou a membros isolados do Socialist Workers Party, seção norte-americana da Quarta Internacional. 
O debate com a minoria do SWP envolvia quatro temas fundamentais: O caráter de classe do Estado soviético e a política dos revolucionários frente à guerra que se iniciava; a validade ou não da dialética como sistema lógico de análise da realidade; a composição social do partido norte-americano e a necessidade de sua proletarização; e o centralismo democrático como regime interno partidário. 
A leitura das cartas e artigos tornará evidente para o leitor a atualidade dos ensinamentos do velho revolucionário. Qualquer discussão séria sobre a natureza de classe da ex-URSS, a dialética ou o método de construção dos partidos revolucionários não pode prescindir das lições contidas nesta obra


Sociedade de Classe, Direito de Classe. - Juary Chagas
As esculturas de Têmis, fixadas à frente dos suntuosos tribunais, dão a exata noção do que pretende significar o direito no imaginário da sociedade. A balança representa o equilíbrio e as decisões ponderadas; a espada simboliza a força, o poder que obriga os “transgressores” a se curvarem ante a razoabilidade da ordem jurídica; a venda nos olhos da deusa grega, por fim, traduz a imparcialidade, o tratamento a todos por igual. 
Mas, é realmente desse modo que direito se apresenta na sociedade? Se não é, quais as razões de tamanho abismo entre o “pretendido” e o real?
As respostas para tais questionamentos são desvendadas a partir de uma aproximação com o marxismo, a teoria que melhor explica o desenvolvimento da vida social humana e todas as suas manifestações ao longo da história. Esta é a razão pela qual "Sociedade de classe, direito de classe: uma perspectiva marxista e atual" se apóia no pensamento marxista para conceituar o direito e demonstrar o seu papel de manutenção e asseguramento dos interesses da classe dominante.



Introdução à Teoria Econômica Marxista. - Juary Chagas
Este caderno aborda os elementos mais importantes da crítica à economia política de Karl Marx, numa linguagem clara e acessível.
Para tanto, reunimos os dois primeiros capítulos da Iniciação à Teoria Econômica Marxista de Ernest Mandel e o capítulo 6 de Uma introdução à Economia Política de Pierre Salamas e Jacques Valier sobre as crises de superprodução.


Revolução e Contrarevolução na Alemanha Leon Trotsky
Este livro é o retrato da dura batalha travada por Trotsky, no início dos anos 1930, contra a política sectária e ultra-esquerdista da burocracia stalinista na Alemanha.
Em base a uma minuciosa análise da situação internacional e alemã, Trotsky explica qual é a política que deve ser aplicada com vistas a fechar o caminho do poder ao nazismo: a unidade entre todas as forças do proletariado, a defesa física das organizações da classe operária e o combate político-ideológico no seio das classes médias e setores desclassados. 




A História Oculta do Sionismo Leon Trotsky
(...)Nessa obra que se transformou na melhor referência para os interessados na causa palestina, o jornalista americano Ralph Schoenman(...) analisa o verdadeiro papel do Estado de Israel como ponta de lança do imperialismo(...)



Proletarização do professor Leon Trotsky
Esse livro contém ensaios de Áurea Costa, Edgard Neto e Gilberto Souza, professores e ativistas. É composto por três ensaios que têm um eixo ordenador comum: a crise da escola de educação básica pública no Brasil sob a égide do neoliberalismo, tendo como referência o estado de São Paulo.Nele são empreendidas análises sobre a política educacional dos diferentes governos, a violência da alienação no trabalho desde a formação dos professores, e é esboçada uma apresentação da conjuntura atual da educação básica brasileira. No decorrer do livro, os três autores propoem elementos para a construção de um programa para a defesa da educação pública, de qualidade e para todos, com o objetivo de estimular o debate de um outro projeto de educação por todos os professores, pais, pesquisadores e militantes dos movimentos sociais.



Império do Terror: Estados Unidos, ciclos econômicos e guerras no inicio do século XXI  Leon Trotsky
Neste trabalho, José Martins analisa o papel da produção e dos gastos com armas e sua interferência na crise da economia capitalista e nos ciclos econômicos. O autor aborda como as categorias econômicas e as formas políticas se estruturam dentro da "arquitetura da destruição" que caracteriza a atual política estadunidense, relacionando a economia imperialista com a guerra. Estabelece como esta relação se realiza no dia-a-dia da realidade capitalista. Um trabalho fundamental para compreender o imperialismo nos dias atuais.



Conversando com Moreno Leon Trotsky
Nesta longa entrevista, considerada seu testamento político, Nahuel Moreno, fundador da Liga Internacional dos Trabalhadores - IV Internacional, discute temas fundamentais do programa trotskista: o que é internacionalismo proletário, a necessidade do partido mundial, a democracia operária, etc. Na apresentação, Bernardo Cerdeira revela o interesse de Moreno pelo Brasil e sua ativa participação nos principais acontecimentos da luta de classes em nosso país nos anos 1980.



Cidadania ou Classe? O Movimento operário na década de 80 Leon Trotsky
A partir do caráter do movimento operário surgido no Brasil na década de 1980, Welmowicki nos oferece as ferramentas para compreender os rumos do movimento operário brasileiro hoje. Polemizando com os que dizem que a onda grevista surgida nos anos 1980 buscava a conquista da cidadania, o autor demonstra como este conceito foi utilizado para justificar uma política de colaboração de classes, que depois se converteu em hegemônica no interior da CUT, levando-a a colaborar com o próprio Estado.



O Estado burgues e a revolução socialista Leon Trotsky
Nessa compilação de textos clássicos, originalmente lançada na coleção Cadernos de Formação Ilaese, o leitor encontrará um método de estudo da abordagem marxista do tema do poder. Nele estão textos que explicam as definições de Estado, Regime e governo, a necessidade de tomar o poder e a crítica ao reformismo.



Elas Contam Leon Trotsky
Tivemos, ao organizar este livro, a preocupação em trazer à luz não textos que seriam escolhidos apenas por terem sido escritos por lésbicas, com temática lésbica. A proposta foi, na verdade, mostrar que esses textos não são apenas uma versão homoerótica daquelas historietas de amor, que podem ser compradas nas bancas de jornal, e seguem aquele modelo batido e cansativo, apenas substituindo os personagens masculinos por femininos. Nem tampouco são meros panfletos que dizem "como é bom ser lésbica". Nada disso. Desejamos mostrar que eles podem ser muito mais do que isso. Podem ser textos saborosos, bem feitos, com excelente qualidade literária. Textos que realizem uma das principais características de um texto literário: subverter o pensamento, provocando reflexões profundas nos leitores.Os textos desta coletânea fazem exatamente isso.



Capitalismo em Crise Leon Trotsky
Autores: Plínio de Arruda Sampaio Jr. (org) Eduardo Almeida, Jorge Grespan, Maria Orlanda Pinassi, Ricardo Antunes, Valério Arcary, Virgínia Fontes Capitalismo em Crise é o resultado de um esforço coletivo para compreender a natureza da crise que abala o sistema capitalista mundial e os desafios que o novo momento histórico suscita para as classes trabalhadoras. Os sete artigos que compõem o livro possuem ao menos três denominadores comuns: a perspectiva de classe na análise da realidade; a percepção da crise como um fenômeno de grande envergadura, que eclode num contexto histórico marcado pela degeneração do próprio modo de produção capitalista; e o socialsmo como único horizonte capaz de evitar os processos destrutivos que ameaçam a humanidade.