domingo, 16 de setembro de 2012

Chapa de luta vence eleição para o Sindicato dos Professores Municipais de São Luís

Professores derrotam falta de democracia e agressões marcam eleição para o SINDEDUCAÇÃO
Nesta sexta-feira (14) aconteceu a eleição para o SINDEDUCAÇÃO (Sindicato dos Professores do Município de São Luís). Foi vitoriosa a chapa 1, Unidade para Mudar – OPOSIÇÃO com 591 votos (49,2%) composta por integrantes do MRP, MOPE e da CSP Conlutas derrotando duas chapas ligadas à atual direção do Sindicato e à Prefeitura de João Castelo (PSDB).
Durante toda a eleição, as duas chapas da situação impediram a participação dos representantes da chapa 1 na organização do processo. A lista de aposentados votantes foi fraudada, não foi aceito urnas volantes nas escolas, a comissão eleitoral foi toda indicada pela diretoria do sindicato, entre outros autoritarismos.
Próximo do fechamento das urnas um tumulto começou na porta do Sindicato e o candidato a presidente pela Chapa 1, Antonísio Furtado, foi agredido com um soco pelo candidato a presidente da Chapa 2, César Augusto. Repudiamos as agressões físicas,verbais e psicológicas sofridas pelos membros da Chapa 1 durante todo o processo eleitoral e tomaremos as devidas providências para que os responsáveis respondam em juízo por estas atitudes.
Ao final, o resultado das urnas mostrou que a vontade da base atropelou o autoritarismo e falta de democracia da atual gestão ligada aos prefeitos de plantão que já estava na direção há 20 anos. Agora, a direção que estava a frente das últimas mobilizações da categoria também está a frente da direção do Sindicato para organizar os próximos enfrentamentos contra a Prefeitura.
A chapa 1 contou com o apoio da CSP Conlutas e os Sindicatos dos Municipais de Caxias-MA e Teresina-PI que foram fundamentais na reta final para garantir a realização do processo até o fim. Saudamos à todos aqueles que contribuiram para mais esta vitória.
Resultado Final
Chapa 1 (MRP, MOPE e CSP Conlutas): 591 (49,2%)
Chapa 3: 440 (36,6%)
Chapa 2: 170 (14,2%)

Nenhum comentário: